BIOGRAPHY

Dona de uma das trajetórias mais sólidas e bem conduzidas do meio artístico nacional, Eliana conquistou o sucesso na TV, na música e nos negócios. Com mais de 20 anos de carreira, a apresentadora que ficou conhecida pelos programas infantis de conteúdo educativo ampliou seu público ao estrear, em 2005, no comando de uma nova atração para toda a família nas tardes de domingo, o dia mais disputado da TV brasileira.


Nascida em São Paulo, ela começou na infância a participar de desfiles e comerciais. Aos 14 anos, debutou no grupo A Patotinha e, aos 17, passou a integrar o conjunto Banana Split. Durante participação no programa "Qual é a Música?", em 1991, Sílvio Santos convidou-a para apresentar uma atração infantil. Durante sete anos, permaneceu no SBT com grande êxito apresentando os programas “Festolândia”, “Sessão Desenho com Eliana”, “Bom Dia e Cia.”, “Eliana & Cia.” e “TV Animal”, até que em 1998 assinou com a Rede Record. Na emissora, esteve à frente dos diários "Eliana & Alegria", "Eliana na Fábrica Maluca" e "Programa Eliana", além do dominical "Eliana no Parque", todos dedicados ao público infantil. O entretenimento aliado ao conteúdo educativo tornou-se uma marca de suas atrações.
No final de 2004, Eliana aceita o desafio de se reinventar. Durante oito meses fora do ar, ela e sua equipe preparam uma novo programa para as tardes de domingo. Em agosto de 2005, passa a comandar o "Tudo É Possível", voltado para toda a família. A partir daí, Eliana entra para o hall dos grandes apresentadores dominicais de sucesso, ao lado de Fausto Silva, Sílvio Santos e Gugu Liberato. O êxito como a primeira mulher nessa “guerra de audiência” fez com que em junho de 2009 Sílvio Santos, seu descobridor, a convidasse para dividir com ela o domingo do SBT. A carreira de Eliana dá mais um grande salto, consolidando-a como uma das mais importantes comunicadoras do país. Desde o final de agosto de 2009, está no ar o programa “Eliana”, exibido das 15hs às 19hs, com sucesso comercial e de audiência consolidado.
Ao celebrar seus 20 anos de carreira, no final de 2008, Eliana recebe o prêmio Personalidade do Ano na Televisão, distinção promovida pela Editora Três (IstoéIstoé Gente e Istoé Dinheiro). Por dois anos consecutivos, é escolhida pelo voto popular como a Melhor Apresentadora de TV de 2008 e 2009 do Troféu Imprensa Internet. Eliana ganhou em 2011, pela primeira vez, o Troféu Imprensa das mãos de Sílvio Santos como a melhor apresentadora de 2010. Em 2012, repetiu o feito ao receber o Troféu Imprensa e o Troféu Internet de melhor apresentadora de 2011.
Para além da TV
A apresentadora contabiliza, além do sucesso de seus programas, uma vitoriosa discografia com 15 CDs e quatro DVDs (em um total de mais de 3 milhões de discos vendidos). Em 1999, “Primavera” foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Infantil. Ainda hoje, muitos de seus discos continuam sendo comercializados e suas músicas embalam festas infantis.
Das telinhas para a telona, Eliana concretizou o sonho de protagonizar um longa-metragem. Em janeiro de 2005 estreou "Eliana em O Segredo dos Golfinhos", do qual também é produtora, em parceria com a Fox Film do BrasilMoonshot Pictures, Canal Azul Record Filmes. A produção levou mais de 330 mil pessoas aos cinemas, ficando entre os dez longas nacionais mais vistos naquele ano. No elenco, nomes de peso, como Fúlvio Stefanini, Jackson Antunes, Karen Rodrigues, Fernanda Souza, entre outros, sob direção de Eliana Fonseca.
A temática ecológica, recorrente em seu trabalho televisivo, ganhou, não só as telas dos cinemas, como as páginas dos livros. Pedagógico e recheado de ilustrações atraentes, "Os Segredos dos Golfinhos", da Editora Larousse do Brasil, passou pelo crivo do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e faz parte do material didático das escolas públicas do Estado de São Paulo. O mérito alcançado pela obra a incentivou a lançar um segundo título, "Os Segredos do Pantanal", pela mesma editora.
Empresária que gerencia sua própria carreira, Eliana atua em diferentes áreas de negócios. Um de seus empreendimentos paralelos à TV é o Bloco Happy, que desde 2004 reúne, no Carnaval de Salvador, mais de 4 mil foliões de todas as idades para ouvi-la cantar ao vivo. Destaque na área de licenciamento no país, a marca Eliana soma mais de 180 itens, de brinquedos a cosméticos, atingindo em especial o público infantil, feminino e familiar.
No final de 2009, Eliana fundou uma editora de livros com foco em cultura e entretenimento, aEditora Master Books. Em seu breve tempo de atividade, já colocou no mercado editorial grandes títulos. “Eu Queria Ser”, em que a fotógrafa Priscila Prade registra renomados artistas nacionais na pele de personalidades e personagens do mundo. “KarmaPop”, obra do jornalista e curioso contumaz Arthur Veríssimo com texto e fotos de suas 17 inusitadas viagens à Índia. “Cegueira – Um Ensaio”, primeiro e único livro do cineasta Fernando Meirelles contando em forma de diário e com belas imagens os bastidores da realização do longa “Ensaio Sobre a Cegueira”. Com direito a texto de abertura escrito por José Saramago especialmente para a obra, além de encarte com o roteiro original do filme. "Nina", que une os grafites, as pinturas e as esculturas de diversas fases da carreira da artista Nina Paldolfo aos comentários de prestigiados críticos de arte. Pelo selo Master Pop, Eliana lançou ainda "Dicas Incríveis", que traz o melhor dos truques para o dia a dia de Sueli Rutkowski, e "Almanaque Ciência em Show", compilação de experiências e curiosidades científicas feitas pelo grupo de professores Wilson, Gerson e Daniel.
Sua mais nova empreitada é o portal de estilo de vida DaquiDali. Motivada pela audiência de seu site institucional (www.eliana.com.br), com mais de 1 milhão de acessos mensais, decidiu oferecer um leque de assuntos mais amplo e variado aos internautas. Conteúdo editorial constantemente atualizado, hospedagem de sites parceiros e produção de material exclusivo em vídeo nas áreas de moda, beleza, saúde, comportamento, arquitetura, decoração, entretenimento e diversão infantil compõem o diversificado menu.

Fonte: DaquiDali

0 comentários:

Postar um comentário